A alopecia androgenética (AAG), também conhecida como queda de cabelo de padrão masculino, é uma das condições mais comuns que afetam os homens. Nos Estados Unidos, 35 a 40 milhões de homens são afetados pela AAG.
Em alguns homens, a AAG progride para calvície na maior parte do couro cabeludo. Os graus de perda de cabelo variam desde a forma mais grave de AAG até a perda de cabelo menos perceptível na área temporal frontal acima das sobrancelhas.
A perda de cabelo na área temporal frontal é geralmente o primeiro local em que o cabelo é perdido em homens AAG; em alguns homens, a perda para aí e nunca progride, enquanto em outros homens a perda de cabelo continua em outras áreas do couro cabeludo.
A progressão da queda de cabelo é rápida em alguns homens e mais lenta em outros. Um médico especialista em restauração capilar pode freqüentemente prever a aparência final da queda de cabelo com base na rapidez de início e progressão.
A AAG masculina ocorre em uma série de padrões ilustrados na Escala de Norwood-Hamilton. A Escala de Norwood-Hamilton é usada por médicos especialistas em restauração capilar na avaliação da queda de cabelo e no planejamento do tratamento.
A Escala de Norwood-Hamilton ilustra uma característica da AAG que torna possível o transplante de cabelo: não importa o quão severa seja a queda de cabelo, o cabelo nunca é perdido na parte de trás ou nas laterais da cabeça ou na nuca. Essas regiões estão sob controle genético diferente do (s) gene (s) que afetam os folículos capilares na parte frontal e superior da cabeça. Esse cabelo “preservado” na parte de trás e nas laterais da cabeça é um reservatório de folículos saudáveis que podem ser colhidos e transplantados para áreas do couro cabeludo onde o cabelo foi perdido.