A alopecia androgenética (AAG) ocorre tanto em mulheres como em homens. Nas mulheres, a AAG é definida como perda de cabelo de padrão feminino. Os padrões de AAG em mulheres são significativamente diferentes dos padrões de AGA em homens.


    A aparência típica da queda de cabelo de padrão feminino é o afinamento difuso do cabelo na parte superior do couro cabeludo. A Classificação Ludwig ilustra a perda de cabelo de padrão feminino em graus crescentes de severidade do Grau I e Grau III.


    A queda de cabelo de padrão feminino pode começar em qualquer idade, desde a adolescência até a meia-idade. Pode não haver uma associação hereditária óbvia; enquanto um homem com AAG geralmente tem parentes próximos do sexo masculino com AAG, nenhum padrão familiar pode ser aparente para as mulheres.


    Embora a AAG seja a causa mais comum de queda de cabelo permanente em mulheres (cerca de 50% das mulheres com mais de 40 anos têm algum grau de queda de cabelo de padrão feminino), não é de forma alguma a única causa. As causas de queda de cabelo não AAG são mais frequentes nas mulheres do que nos homens; algumas dessas causas são discutidas na próxima seção.


    As mulheres, mais do que os homens, também têm probabilidade de ter queda de cabelo temporária, que pode ocorrer separadamente ou junto com a queda de cabelo de padrão feminino. Duas causas comuns de queda temporária de cabelo em mulheres são as alterações hormonais associadas à gravidez e o hipotireoidismo não tratado.


    Uma mulher que está preocupada com a perda de cabelo do couro cabeludo deve consultar um médico especialista em restauração capilar para avaliação e diagnóstico. A queda de cabelo feminina geralmente pode ser tratada com sucesso após o diagnóstico ser estabelecido.