Embora a alopecia androgenética (AAG) seja a causa mais comum de queda de cabelo em homens e mulheres, a queda de cabelo também pode ser causada por uma série de outras condições. Essas condições podem não ser reconhecidas até que sejam diagnosticadas por um médico especialista em restauração capilar. O sucesso do tratamento depende do diagnóstico correto. Algumas das causas mais importantes de queda de cabelo não AAG:


    • Alopecia areata - um distúrbio possivelmente autoimune que causa perda de cabelo irregular, variando de afinamento difuso a extensas áreas de calvície com ilhas de cabelo retido.


    • Alopecia com cicatrizes - perda de cabelo devido a cicatrizes no couro cabeludo. Uma causa comum de alopecia cicatricial é tranças apertadas persistentes ou fios de cabelo no couro cabeludo. Ao longo de um período de tempo, a formação de cicatrizes pode destruir os folículos capilares e resultar em perda permanente de cabelo. A alopecia cicatricial mais severa pode ser causada por lesão física de corte-rasgo na pele do couro cabeludo ou queimadura.


    • Eflúvio telógeno - um tipo relativamente comum de queda de cabelo causada quando uma grande porcentagem dos folículos capilares do couro cabeludo passa para a fase de “queda”. Uma causa subjacente pode ser hormonal, nutricional ou associada a medicamentos.


    • Síndrome do anágeno frouxo - uma condição que ocorre principalmente em pessoas de cabelos claros. O cabelo do couro cabeludo fica solto nos folículos capilares e é facilmente extraído por pentear ou escovar normalmente. Em alguns casos, a condição aparece durante a infância e melhora mais tarde na vida.


    • Alopecia triangular - perda de cabelo na área frontal do couro cabeludo que às vezes começa na infância. A perda de cabelo pode ser completa na área frontal ou alguns fios de cabelo podem permanecer. A queda de cabelo frontal pode ser semelhante à AAG em estágio inicial. A causa da alopecia triangular não é conhecida, mas pode ser tratada com sucesso.


    • Tricotilomania - arrancar o cabelo compulsivamente. A condição varia de arrancar o cabelo ociosamente enquanto lê ou assiste TV a arrancar o cabelo ritualisticamente em padrões específicos. Com o tempo, a tricotilomania pode causar alopecia cicatricial e perda de cabelo permanente. A perda de cabelo devido à tricotilomania geralmente não pode ser tratada com sucesso até que as condições psicológicas ou emocionais subjacentes sejam tratadas com sucesso.


    • Infecções do couro cabeludo - bactérias, fungos e vírus podem invadir e danificar os folículos capilares, causando queda de cabelo. A infecção deve ser diagnosticada e tratada antes que a restauração capilar possa ser realizada.