O tratamento por tentativa e erro não é o remédio mais eficaz para a queda de cabelo. O tratamento mais eficaz e bem-sucedido baseia-se no diagnóstico correto da causa da queda de cabelo. A maneira mais rápida e segura de obter um diagnóstico correto é consultar um médico especialista em dermatologia e treinamento focado em doenças dos cabelos.


    Antes de recomendar ou realizar um procedimento cirúrgico de restauração capilar ou programa não cirúrgico de restauração capilar, o médico realizará uma série de testes e exames que incluirão no mínimo (1) um histórico médico, (2) um exame físico e (3) um exame do couro cabeludo. Se esses exames indicarem que a queda de cabelo pode ser causada por uma condição diferente da queda de cabelo de padrão masculino ou feminino, o médico procurará outras causas. 

    Nos homens, o diagnóstico de alopecia androgenética é geralmente direto, mas nas mulheres, determinar a causa exata da queda de cabelo pode ser mais complicado. Em alguns casos, uma condição subjacente, como hipotireoidismo, pode ter que ser tratada pelo médico endocrinologista do paciente antes que a restauração capilar possa ser realizada.

    Um exame do couro cabeludo para determinar a causa e a progressão da queda de cabelo pode incluir qualquer um dos seguintes testes, dependendo da avaliação do médico sobre as informações necessárias:


    • Video tricoscopia digital - um videodermatoscópio permite a visualização ampliada do couro cabeludo, das aberturas foliculares e das hastes dos pelos, além das alterações no padrão dos vasos, da descamação e da pigmentação, entre outros aspectos.

 

    Destaca-se hoje como um recurso diagnóstico para quadros iniciais de alopecia androgenética (calvície), possibilitando que se inicie o tratamento desta condição em fases ainda bem precoces.

    Além disso, outras condições podem ser diagnosticadas, como alopecias cicatriciais, alopecia areata, psoríase e dermatite seborreica, doenças infecciosas e alterações de haste capilar.

 

    Através da análise de uma série de imagens, realizada por um software, podemos calcular a densidade dos pelos na área, a espessura dos fios e outros parâmetros importantes para o diagnóstico clínico.

 

    Com este método temos imagens detalhadas dos quadros tratados, tornando possível o acompanhamento do tratamento dos pacientes de forma mais fidedigna e objetiva.


    • Teste de tração - cerca de 25 a 50 fios são removidos do couro cabeludo puxando suavemente. Normalmente, apenas alguns fios de cabelo são removidos a cada puxada; a remoção de um número maior a cada puxada pode indicar uma anormalidade no crescimento do cabelo. As hastes de cabelo extraídas podem ser examinadas ao microscópio para determinar a condição da haste do cabelo e do bulbo (a extremidade da haste do cabelo extraída do folículo).


    • Fototricograma - os cabelos são cortados ou raspados em uma área demarcada do couro cabeludo e fotografias consecutivas são tiradas durante três a cinco dias para determinar a taxa e a qualidade do crescimento do cabelo.


    • Janela do cabelo - os cabelos são cortados ou raspados em uma área demarcada do couro cabeludo e o crescimento do cabelo é avaliado por um período de 30 dias. Anormalidades no ciclo de crescimento do cabelo podem indicar uma condição subjacente, como desequilíbrio do hormônio tireoidiano, deficiência nutricional, efeito colateral de drogas ou doença sistêmica, bem como condições específicas do cabelo, como eflúvio telógeno.


    • Biópsia do couro cabeludo - geralmente realizada apenas se o médico especialista em restauração capilar precisar de informações que apenas uma biópsia pode fornecer - como uma condição que afeta os folículos capilares do couro cabeludo. A biópsia não é necessária para a grande maioria dos pacientes avaliados para perda ou restauração capilar. A biópsia do couro cabeludo realizada para perda ou restauração capilar não tem relação com biópsias realizadas para diagnosticar câncer.


      • Avaliação da haste capilar - o exame da haste capilar extraída sob um microscópio pode revelar anormalidades da haste capilar e infecções que podem ser responsáveis pela quebra, queda ou desordem do cabelo.


    • Análise do cabelo - um teste de laboratório sofisticado solicitado pelo médico especialista em restauração capilar para fornecer informações específicas, como (1) perfil de proteína capilar alterado devido a uma anormalidade hereditária ou (2) contaminação por medicamentos ou metais pesados. A análise do fio do cabelo não tem valor para o diagnóstico de doenças sistêmicas ou estado nutricional, ao contrário do que afirmam “especialistas em análise de cabelo” não médicos.A maioria das pessoas que buscam restauração capilar tem queda de cabelo de padrão masculino ou feminino - uma condição simples de diagnosticar e prontamente tratável. Testes diagnósticos adicionais geralmente não são necessários para esses pacientes.