A queda de cabelo de padrão masculino e feminino é chamada de alopecia androgenética (AAG) porque andrógenos (andro) e genes (genéticos) estão envolvidos. Alopecia é um termo médico para queda de cabelo.
A alopecia androgenética (AAG) “ocorre em famílias”. É uma condição hereditária associada a um gene (ou genes). Tanto o metabólito da testosterona DHT quanto o gene da queda de cabelo devem estar presentes para que a AAG ocorra. O gene para queda de cabelo torna os folículos capilares do couro cabeludo extraordinariamente sensíveis ao DHT, e essa sensibilidade eventualmente faz com que os folículos (1) parem de produzir cabelo, ou (2) produzam apenas cabelo “penugem de pêssego” miniaturizado. A quantidade de DHT não precisa ser maior do que o normal para que a AAG ocorra; é a presença do gene para AAG que faz com que o DHT interrompa o crescimento dos folículos capilares.
Os padrões de herança do gene da perda de cabelo podem ser imprevisíveis para a pessoa média. Ter um pai ou tio com AAG torna provável - mas não certo - que a AAG ocorrerá em um filho ou filha. Os médicos especialistas em restauração capilar estão familiarizados com a genética da AAG e geralmente podem aconselhar um paciente sobre o início e a progressão da queda de cabelo de padrão masculino ou feminino.